A Quiropraxia teve início em 1895, em Davenport, Iowa. Neste ano, Daniel David Palmer, um canadense, realizou uma manobra de manipulação articular em um paciente, com grande sucesso. Este paciente, chamado Harvey Lillard, tinha uma deficiência auditiva, e melhorou significativamente após a manobra. Palmer, então cunhou o nome “Quiropraxia”, que vem do grego “Queirós”, que significa mãos, e “Práxis”, que significa prática, ou atividade (PETERSON, 1995).

No começo do século, os primeiros cursos de Q duravam apenas seis meses. Com o desenvolvimento da profissão, entretanto, percebeu-se que, para uma formação sólida, era essencial que os cursos de Q incluíssem em seu currículo um ensino aprofundado de técnicas diagnósticas, como exame físico e exames de imagem; ciências básicas, como anatomia, histologia e microbiologia; estudo de doenças, como patologia; e uma instrução detalhada sobre o exame músculo-esqueléticos e as manobras terapêuticas utilizadas em Quiropraxia. Além disso, percebeu-se a necessidade de que o aluno se graduasse com uma boa experiência prática, a qual ocorre durante o estágio clínico, com um ano de duração. Desta maneira, o currículo mínimo atualmente aceito pelas agências internacionais, tem quatro anos de duração, com uma carga horária mínima de 4.500 horas.

Inicialmente, a Quiropraxia desenvolveu-se inicialmente predominantemente nos Estados Unidos e no Canadá. A partir da década de 1970-1980, entretanto, começou a tornar-se uma profissão internacional. Hoje em dia, há mais faculdades de Q fora dos EUA do que nos Estados Unidos. Há hoje 34 faculdades de Q no mundo, entre as quais 17 nos EUA, 2 no Brasil, 2 na África do Sul, além de faculdades no Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, México, Inglaterra, França, Dinamarca, Suécia, etc.

A Federação Mundial de Quiropraxia FMQ representa 70 associações nacionais de Quiropraxia, e há vários anos mantém relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde.

No momento, a Organização Mundial de Saúde está elaborando um documento sobre a educação e segurança em Quiropraxia, a ser publicado no ano de 2005.

Estes são os 32 Países em que a Quiropraxia é regulamentada por lei, e tem sua prática integrada aos sistemas nacionais de saúde (WORLD FEDERATION OF CHIROPRACTIC, 2000):

AMÉRICA DO NORTEAMÉRICA CENTRAL E DO SULEUROPA
CanadáBarbadosAlemanha
Estados UnidosCosta RicaBélgica
  Ilhas Cayman Dinamarca
  Jamaica Federação Russa
  México Finlândia
  Panamá Islândia
   Noruega
   Reino Unido
   Suécia
   Suíça
ÁSIAÁFRICAOCEANIA
Arábia SauditaÁfrica do SulAustrália
ChipreNamíbiaNova Zelândia
 Filipinas Zimbabwe 
 Hong-Kong (China)  
 Jordânia  
 Líbano  

Princípios Essenciais

A palavra filosofia é usada com o significado de princípios essenciais de orientação.

Holismo

Homeostase

O papel regulatório central do sistema nervoso

“A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidades”. O propósito do tratamento quiroprático não é apenas aliviar um sintoma, mas também proporcionar cuidados holísticos. Trata-se de cuidar da pessoa como um todo, ou “otimizar a saúde”.
Os quiropraxistas usam uma variedade de métodos terapêuticos conservadores (não invasivos), terapias manuais, nutrição, prescrição de exercícios, aconselhamento sobre o estilo de vida e postura e motivação.

…o poder inato do corpo para se recuperar é afetado e pelo sistema nervoso e por ele integrado.

Pacientes passam a compreender as causas das afecções que apresentam e como prevenir futuros episódios de dor.